Do Japão ao Brasil

Muitas vezes, falar de programas/métodos assusta, parece que não vai resolver o seu problema, que será perca de tempo.


O programa 8S é uma ferramenta da qualidade e é muito utilizado por grandes empresas.


Vou explicar um pouquinho sobre o programa e como ele pode ajudar na sua empresa.


Após a Segunda Guerra Mundial existiam poucos recursos no Japão, o que levou os seus produtos a serem considerados de péssima qualidade. Alguns anos após o fim da guerra, o professor Kaoru Ishikawa apresentou um programa de combate aos desperdícios e eliminação de perdas, uma metodologia de melhoria contínua. Este programa ficou conhecido como 5 Sensos (5S), sendo eles: Seiri (Utilização), Seiton(Ordenação), Seiso(Limpeza), Seiketsu (Bem Estar) e Shitsuke (Autodisciplina).


Utilizando essa metodologia, o Japão conseguiu superar suas dificuldades, conseguindo atingir níveis ótimo de qualidade e produtividade, dando exemplo aos outros países. Com isso, muitas pessoas se interessaram pelo assunto, dentre elas o José Abrantes, um professor brasileiro.


José, junto de outros professores e engenheiros, trouxeram os 5S para o Brasil, mas não obtiveram muito sucesso, as empresas não geraram muitos resultados positivos. Inconformado com a situação, José estudou as bases teóricas do programa japonês, conceitos e teorias de Administração de Empresa. Com isso, ele notou a necessidade de acrescentar mais 3 sensos, são eles: Determinação e União (Shikari Yaro), Educação, Qualificação e Treinamento (Shido) e Economia e Combate aos Desperdícios (Setsuyaku).


Para atingir a qualidade, que te levará ao sucesso, é imprescindível seguir os métodos e implementar os programas de forma correta e com responsabilidade. Use a qualidade como sua aliada. Melhoria contínua é o maior segredo para alcançar o sucesso!


Dessa forma, foi criado o Programa 8S, que é composto pelos 5S da metodologia japonesa e pelos 3S observados pelo professor José Abrantes.


O Programa 8S pode ser implementado em empresas de qualquer tipo e tamanho, fazendo adaptações necessárias. Desde 2001, centenas de empresas e instituições brasileiras têm implantado o Programa 8S, gerando grandes economias.


A Petrobrás e Ambev são dois exemplos de grandes empresas que implementaram o método e tiveram grande sucesso. A Petrobrás implementou nas usinas de biodiesel e Ambev no setor de oficina de manutenção, na Ambev filial Lages – SC.A SmartTel Jr. também implementa o Programa 8S. Como somos uma empresa nova e júnior, não temos tantos resultados financeiros para apresentar para vocês, mas a organização da empresa teve uma melhora considerável com a implementação do programa.


Utilizamos uma didática visual, colocando os 8S de uma forma bem criativa na parede da empresa, dessa forma, sempre que o membro entra na sala para cumprir suas atividades, olha os 8S e se sente motivado – ou até mesmo pressionado – a cumprir o que ele propõe. Cada uma faz a sua parte, cada departamento executa suas atividades e assim toda a empresa fica em sintonia e bem organizada.


Depois de todo esse contexto histórico e esses exemplos de sucesso, espero que vocês não tenham mais medo de usar esses modelos na sua empresa. E nunca esqueça, a qualidade começa por você, e como disse Henry Ford, “qualidade significa fazer certo quando ninguém
está olhando”.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Bitnami